quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ECOPA elabora estratégias para a Copa com representantes consulares


Foto: Divulgação/Secom/PMS

"As transformações de Salvador e as oportunidades de negócio trazidas pela realização dos megaeventos esportivos foram tema da reunião realizada na manhã de hoje (3), no Palácio Thomé de Souza, entre o Gestor do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (Ecopa) e Assessor de Relações Internacionais (ARI), Leonel Leal, cônsules da Bahia e o Oficial de Chancelaria do Itamaraty, José Garibaldi de Oliveira.

No encontro, os representantes internacionais conheceram os principais legados físicos, sociais e institucionais que vêm sendo construídos com a preparação da cidade, bem como as inovações que têm sido adotadas em equipamentos, como a Arena Fonte Nova, o terminal de passageiros do porto e o aeroporto de Salvador. Segundo Leonel Leal, os empreendimentos têm sido pensados dentro do viés da sustentabilidade, para que se tornem polos econômicos na cidade, a exemplo do porto, que irá contribuir com a revitalização do bairro do Comércio e de todo o Centro Histórico de Salvador.

Além disso, foram apresentados aos participantes os setores da economia mais dinâmicos neste processo, que são construção civil, tecnologia de informação, turismo, produção associada ao turismo, comércio varejista, serviços, vestuário, madeira e móveis e agronegócios. Estas podem ser áreas de atração de investimento estrangeiro, bem como de maior qualificação da mão de obra local e de troca de experiências com empresários de outros países.

“Essa é uma oportunidade enriquecedora, em que os cônsules da Bahia podem dar uma contribuição saudável à cidade e estamos dispostos a colaborar. Os eventos esportivos se constituem em uma possibilidade não só para o Brasil, mas para que o continente possa estabelecer metas e quebrar o ciclo de estagnação em diversas áreas. Além disso, os jogos serão uma oportunidade de confraternizar com os povos e de a sociedade se integrar de forma maciça”, afirmou a cônsul honorária da Grécia e decana do Corpo Consular na Bahia, Miriam Souza.

Participaram também da reunião os cônsules da Argentina, Portugal, Espanha, Finlândia, Bélgica, Reino Unido, França, Turquia e Holanda. “Este é mais um exemplo de legado que vem sendo construído na cidade, em que a Prefeitura interage com cônsules e Itamaraty. A convergência de esforços por diversas instâncias da sociedade em torno de um objetivo comum, que é a melhoria de Salvador, representa um amadurecimento institucional”, afirmou Leal."


Fonte: ECOPA

Nenhum comentário: